Você é um dentista raiz ou Nutella?

Conteúdo Especial

Existe uma brincadeira em memes da Internet que classifica as pessoas, suas características, posições políticas, estilos musicais, roupas ou mesmo as profissões em duas categorias – Raiz e Nutella. A primeira tem uma veia mais conservadora, autêntica, saudosista, às vezes um pouco antiga, enquanto que a segunda puxa mais para a modernidade gourmet, com um toque de frescura. Nada mais do que um conflito de gerações com bom humor onde aquele com mais vivência tem a impressão de que as coisas eram melhores em sua época. Isso pode ser traduzido para a Odontologia e para o cuidado com a saúde bucal, fazendo um retrato de sua evolução.

Você é um dentista raiz ou um dentista Nutella? Pode responder tranquilamente, pois não há certo ou errado. Raízes ou Nutellas chegamos a resultados equivalentes, porém por meios diferentes. Um dentista raiz molda com anel de cobre e godiva, faz amálgama, irriga conduto com soda clorada e cimenta prótese com fosfato de zinco. Já o dentista Nutella faz escaneamento, trabalha com resina composta, faz preparo químico endodôntico com clorexidina e prefere cimento resinoso, por exemplo.

O comparativo é vasto, da mesma maneira que uma Belina é carro mais raiz e um Mini Cooper é um carro Nutella. A Odontologia pode ser praticada em um equipo raiz. Naquela cadeira de ferro cheia de alavancas que era praticamente inquebrável e bem diferente dos equipos Nutella de fibra de vidro de hoje em dia, cheios de pedais e com mais botões que cockpit de avião.

E no caso dos exames radiográficos? Por um lado, o dentista raiz usa filme padrão, colgadura, fica com o jaleco manchado de fixador, por outro, o Nutella pluga o sensor no USB do notebook e faz tomadas radiográficas digitais.

O dentista raiz é mais “Ursulão”, mais “MacGyver” porque se mete a arrumar os equipamentos quando eles quebram. Ele conserta a haste do óculos com resina acrílica, usa seringa centrix, senta no mocho tradicional, usa lima K no canal e obtura com cone de prata. Como assim, cone de prata? Ok, talvez isso seja muito raiz. Então, obtura com cimento N-Rickert e guta percha. Já o dentista Nutella, se algo para de funcionar, ele joga fora e compra um novo. Ele usa lupa com fotóforo e senta no mocho de sela, usa limas de NiTi, localizador apical e obtura com guta percha termo ativada.

Atualmente vivemos a era da Odontologia digital. O termo “worlflow digital” está cada vez mais presente.

Ah não, eu sou dentista raiz, que tem todo prontuário do paciente em papel, anotado a caneta, linha a linha, dente a dente. Ei, está doido? Eu sou dentista Nutella que usa um programa de computador com prontuário digital. Está tudo na nuvem! Uso o whatsapp para me comunicar com os pacientes. Outros são mais “raiz” e preferem o telefone.

O dentista Nutella usa jaleco escuro, luva preta, gorro colorido, Crocs no pé. O dentista raiz está sempre de jaleco branco, roupa branca também, sapato branco brilhando, gorro descartável e não tem nada de máscara de bichinho. Enquanto o Nutella se habilita em procedimentos de Harmonização facial como Botox e Preenchimento, o raiz faz raspagem periodontal afiando cureta McCall com pedra Arkansas.

Núcleo metálico ou pino de fibra de vidro? Coping de zircônia ou metálico? Faz dente provisório na técnica da bolinha, “na raça” ou molda e manda para o laboratório fazer? Ou, sendo mais Nutella ainda, escaneia e fresa um provisório de PMMA na hora?

Independente de ser raiz ou Nutella, a Odontologia evoluiu muito nesses últimos 20 anos. Acompanhar essa mudança sem cair em ciladas ou cortar caminhos é o que vai dar diferenciação aos dentistas do futuro. Nem tudo que é novidade é bom. Nem tudo que é considerado raiz é ultrapassado. Um bom dentista é a mescla perfeita do raiz com o Nutella. Não sendo essa uma raiz de dente suja de Nutella, eu deixo a todos colegas e amigos muitas felicitações pelo Dia do Dentista!

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

Cirurgião dentista, formado pela Universidade Paulista, UNIP, em 2011, Especialização na área de Periodontia e em Implantodontia, assumiu em 2016 a Coodernação da comissão de Mídias Sociais e Odontologia do CROSP, é palestrante na área de Mídias Sociais e Saúde Bucal. 

Artigos Relacionados

Dicas para uma moldagem de qualidade

Dicas para uma moldagem de qualidade

Dentista de Sucesso
A precisão na moldagem é um dos pré-requisitos mais importantes para restaurações perfeitamente adaptadas e duradouras. A moldagem deve reproduzir todos os detalhes com a maior precisão possível. Confira no artigo a seguir algumas dicas para você arrasar na hora da moldagem: