Nesse artigo, o CEO da Simples Dental fala sobre automação e estratégia na Odontologia e traz a automatização de processos como uma solução para aumentar sua receita. Entenda mais!

 

Semana passada apresentei a 2ª live de produto do Simples Dental. Nela estava uma das atualizações mais pedidas pelos dentistas, a integração do sistema com o Whatsapp.

O mais legal é que isso me lembra um tempo em que muitos dentistas me perguntavam: 

“Ramon, por que o Simples Dental não envia cartas para os pacientes em datas especiais, como aniversário e Natal?”

Apesar de eu achar essa ideia de interação com os pacientes genial, eu não acreditava que enviar cartas combinava muito com os valores do Simples, por ser um software que propõe tecnologia e inovação.

No entanto, percebo que isso até hoje influencia nosso trabalho, com a equipe de desenvolvimento. Por exemplo, seja automatizando envios de campanhas por SMS ou WhatsApp, automatizando confirmação de consultas, e outras atividades.

Desse modo, vou explicar melhor nesse artigo como a automação vai te ajudar a fidelizar pacientes e ainda trazer benefícios financeiros para o seu negócio.

 

A importância da automação

 

Certamente, tempo é uma coisa que vale muito no seu consultório. Então quero te fazer uma pergunta: você consegue se imaginar, ou imaginar sua secretária, gastando horas do dia para escrever cartas para os seus pacientes? Nunca.

E agendar consultas? Você, que ainda não usa um software de confirmação automática, já calculou quanto tempo ela gasta semanalmente? 

A gente fez a conta, e chegamos a um número médio de 1 a 2 horas por dia, podendo somar até 8 horas por semana. Ou seja, um dia inteiro da semana é dedicado apenas a confirmação de consultas, uma tarefa que pode ser facilmente automatizada. Assim como as mensagens em datas especiais.

 

O valor de um dia de trabalho

 

Aqui no Simples, nós nos dedicamos justamente para simplificar a vida dos profissionais de odontologia, e eu me incluo nessa como proprietário de uma clínica também.

Ter a informação de que um dia da semana da minha secretária pode ser direcionado para outras atividades que vão efetivamente aumentar o meu faturamento faz meus olhos brilharem! Os seus não?

Eu consigo pensar em várias atividades que ela pode desenvolver nessas horas que ganhamos com a automação, como por exemplo, fazer follow up com pacientes que não fecharam orçamento ainda, ou então, ligar para os retornos.

E nesse ponto quero te apresentar um dado imprescindível! As clínicas que trabalham controlando o retorno podem faturar entre 20 e 50 mil reais a mais por ano. Esse é um número que identificamos na nossa pesquisa dos principais indicadores da gestão odontológica do Brasil e que, com certeza, deve ser repensado com prioridade em muitos momentos do seu negócio.

 

Automação e estratégia na Odontologia:

 

Sua clínica em um novo patamar

Com a automação de alguns processos, principalmente no caso da confirmação de consulta, é possível aproveitar melhor o tempo da secretária e trazer mais receita pro consultório.

Uma atividade que antes era feita manualmente e que tomava pelo menos 1 hora diária, agora é feita através de um processo automático de agendamento, onde a profissional só vai ter o trabalho de acompanhar o sistema.

Meu objetivo aqui não é vender o Simples Dental, Contudo, tenho certeza que se você começar a olhar de forma mais estratégica o seu negócio, vai perceber a importância de ter um software que automatize processos, simplifique sua gestão e que ainda ajude a alavancar os seus resultados.

 

Simples Dental

Que esse conteúdo seja só o começo da sua jornada com a automatização.

Um abraço e fica com Deus.

 

 

Artigos Relacionados