Se você está lendo este artigo agora, provavelmente já está preparado para largar de vez a agenda de papel e começar a usar uma agenda online. Agora, se você ainda precisa de um empurrãozinho, tenho um excelente artigo para te indicar.

A Dra. Juliana Lemes escreveu um texto explicando as vantagens de usar uma agenda online e descreveu basicamente tudo que eu também diria para você. Se quiser acessar o artigo dela é só clicar nesse link:

Então, fiquei pensando como eu poderia agregar ainda mais nesse processo de deixar de lado a agenda de papel?

Lembrei que muitos dentistas que converso tem receio de fazer essa transição. Parece difícil, demorado, muitas pessoas acreditam que é necessário cadastrar todos os pacientes que já foram atendidos no consultório, entre outros medos que acabam assustando e dificultam a decisão.

Por isso, resolvi escrever um artigo com dicas práticas de como você pode fazer essa mudança sem atrapalhar o dia a dia da clínica. Vamos lá?

Não desista na primeira semana

Sempre que você começa a fazer algo novo, os primeiros 21 dias são os mais críticos (dado que encontrei em um estudo do livro O Poder do Hábito). Por isso, recomendo que você tente usar uma agenda online por pelo menos esse período.

É comum querer desistir na primeira semana, já que se acostumar a organizar as tarefas de uma maneira diferente do que você vinha fazendo é mais difícil até se tornar rotina. Então seja persistente porque com certeza vai fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Você não precisa cadastrar todos os pacientes que já foram atendidos

Não caia na armadilha de cadastrar todos seus pacientes de uma única vez. Quando você faz isso, você vai gastar muita energia e não vai ter um resultado expressivo que justifique esse esforço.

O único cenário em que eu recomendo que todos os pacientes sejam cadastrados é quando você já tem essa base de um outro software ou em uma planilha. Nesse caso, nós conseguimos fazer uma migração automática para o Simples Dental, por exemplo. 

Defina uma data específica para começar a usar a agenda online

Existem inúmeras maneiras de começar a usar uma agenda online, algumas são mais fáceis, outras mais difíceis. O que mais funciona com a maioria dos nossos clientes é começar a usar a agenda a partir de uma data específica. Por exemplo: a partir de hoje, todas as novas consultas agendadas serão cadastradas na agenda online e não mais na de papel.  

Nesse caso, você deve passar toda sua agenda da semana ou das próximas semanas para o software odontológico e todas as novas consultas serão cadastradas somente no sistema. 

É comum ficar inseguro quanto a esse novo método e acabar marcando no sistema e na agenda de papel. Eu não recomendo que você faça isso, pois dessa maneira fica mais fácil de voltar para agenda de papel, principalmente nos primeiros dias. 

Você vai notar que em pouco tempo não vai mais conseguir ver uma agenda de papel e ainda vai se perguntar: como eu usava isso ainda?

Tire fotos das fichas de papel

Tenho uma última dica que vai facilitar para você começar a usar um software. Ao invés de anotar todos os tratamentos antigos que o paciente fez com você, tire fotos e deixe anexado no seu software. Com o Simples Dental você pode baixar o aplicativo para celular e tirar fotos das fichas antigas.

Elas vão ficar disponíveis na ficha do paciente dentro do sistema, assim, sempre que você quiser tirar alguma dúvida ou ver algum histórico pode acessar com facilidade.

Essas são as principais dicas para quem quer trocar a agenda de papel para uma agenda online! Tenho certeza que vai valer a pena seguir essas orientações e se você tiver mais alguma pergunta ou sugestão, me coloco completamente à disposição para te ajudar.

Fique com Deus um grande abraço e até mais. 

Artigos Relacionados

Clinic Fácil: O Software Fácil da agenda à gestão

Clinic Fácil: O Software Fácil da agenda à gestão

Mercado
Usando um smartphone, tablet ou desktop, o Clinic Fácil oferece o controle de sua agenda a qualquer local e horário, assim você pode saber quais são seus horários livres, basta estar conectado à internet.