Página Inicial Especialidades Atua na odontologia? Saiba como se preparar para 2024 
EspecialidadesGestão e MarketingOdontologia Digital

Atua na odontologia? Saiba como se preparar para 2024 

O mercado odontológico tem se expandido nos últimos anos e a tendência é que continue crescendo.

Para os profissionais de odontologia, isso significa uma oportunidade de prosperar em seus negócios, desde que estejam atentos a demandas do mercado, tenham um planejamento bem estruturado e visão clara do que desejam para futuro.

Neste texto, traremos algumas ações que poderão acarretar resultados positivos para o seu negócio a curto e longo prazo. Continue a leitura e veja o que colocar em prática para garantir um 2024 produtivo e um futuro de sucesso na Odontologia.

Analise o seu último ano

Antes de começar a fazer planos para o futuro, é importante olhar para trás.

Por isso, comece o seu ano fazendo uma retrospectiva do seu negócio odontológico.

Faça um levantamento dos pontos fracos e fortes, das metas que foram alcançadas e daquilo que não funcionou ou acarretou prejuízos.

Análise questões relacionadas aos serviços que são ofertados, a percepção de seus clientes em relação ao atendimento oferecido, as ações de marketing realizadas e como a sua concorrência se comportou no último ano.

Isso te ajuda a identificar oportunidades de melhorias, mudanças a serem implementadas e o que continuar fazendo em 2024 para impulsionar o sucesso da sua empresa.

Defina metas e objetivos do seu negócio

Você já deve ter ouvido essa famosa frase de Alice no País das Maravilhas. “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Escrita por Lewis Carroll, ela retrata bem a importância de se definir metas e objetivos, principalmente quando se trata do futuro do seu negócio.

Contudo, é importante esclarecer que metas e objetivos são coisas diferentes.

Objetivo é aquilo que você deseja alcançar, como, por exemplo, dominar o mercado da sua região, aumentar a sua carteira de pacientes ou faturar determinado valor por mês.

As metas, por sua vez, dizem respeito a ações específicas e que serão realizadas com o intuito de atingir esses objetivos. Elas devem ser realistas, mensuráveis e atreladas a um plano de ação.

Para facilitar esse processo, utilize a metodologia SMART, uma espécie de estrutura inteligente que te ajuda a elaborar metas e objetivos concretos e alcançáveis.

Leia mais: Método SMART e Produtividade no consultório odontológico

Defina estratégias e ações

Agora que você já sabe quais os objetivos do seu negócio na Odontologia, é hora de formular as estratégias e ações necessárias para alcançá-los, além de definir como elas serão implementadas no dia a dia.

Também é importante que todos os membros da equipe odontológica estejam alinhados com os objetivos e compreendam a importância das mudanças e otimizações de processos.

Algumas estratégias utilizadas por consultórios de alto desempenho para alcançarem melhores resultados, incluem:

Foco na experiência do cliente

Proporcionar experiencias personalizadas aos pacientes, por meio de atendimento empático e humanizado, equipamentos de alto desempenho e ambiente acolhedor, contribuindo para a fidelização e incentivando indicações.

Ações de marketing odontológico

Investir em ações de marketing eficazes, incluindo presença digital em site oficial e Google meu negócio, conteúdo e engajamento em redes sociais e campanhas de automação, com o intuito de atrair novos paciente e aumentar a visibilidade do negócio.

Capacitação da equipe

Ter uma equipe preparada e bem treinada, gerando melhorias na qualidade do atendimento ao paciente, aumento da produtividade e desenvolvimentos de novas habilidades técnicas e comportamentais.

Organize suas finanças

A saúde financeira também é um ponto importante a ser analisado.

O controle das finanças não só permite acompanhar o crescimento da sua empresa, mas também identificar possíveis desafios e tomar decisões mais seguras e embasadas.

Com uma boa gestão financeira será possível cortar gastos desnecessários, criar uma reserva financeira para imprevistos, planejar investimentos de curto e longo prazo, dentre outras ações que tornarão o seu negócio mais sustentável.

Faça investimentos

Investimentos são fundamentais para empresas que buscam oferecer serviços odontológicos mais rápidos, eficientes e de qualidade.

Assinaturas de softwares odontológicos e a compra de consumíveis de maior qualidade são opções de investimentos simples de serem realizados e que fazem toda a diferença em sua rotina.

Além desses, existem investimentos mais significativos que contribuem fortemente para o crescimento do seu negócio, como a aquisição de equipamentos de alto valor e expansão de instalações.
A seguir, confira alguns investimentos estratégicos que poderão impulsionar o seu negócio rumo ao sucesso:

Reformas

Reforma do consultório e modernização da decoração do seu local de trabalho, levando em conta fatores como funcionalidade, sustentabilidade e posicionamento de marca.

Leia mais em: Consultório odontológico moderno e decorado: Dicas do especialista

Equipamentos

Upgrade de periféricos odontológicos, priorizando dispositivos que te ajudam a aumentar o seu desempenho profissional e fidelizar a sua carteira de pacientes, como raios-x portáteis, sensores digitais e equipamentos de profilaxia de alto desempenho.

Soluções digitais

Investimento em scanners intraorais e softwares para criação de modelos digitais da arcada do paciente, além de fresadoras e impressoras com sistema CAD/CAM para fabricação de próteses em materiais de alto padrão, com rapidez e precisão.

Cadeiras odontológicas

Upgrade da cadeira odontológica por modelos mais robustos e tecnológicos, dotados de recursos e funcionalidades para realização de atendimentos odontológicos mais seguros, eficientes e confortáveis.

Sofwares de gerenciamento

Implementação de softwares de gerenciamento como o Simples Dental, trazendo ainda mais eficiência à gestão e aprimorando a experiência do paciente por meio de recursos como agenda online e prontuário digital.

👉 Entenda como o Simples Dental evolui a gestão financeira da sua clínica

Capacite-se constantemente

A capacitação também deve fazer parte da jornada de todo profissional de odontologia que deseja crescer e se destacar em sua área de atuação.

Portanto, invista em cursos e especializações, leia portais de notícias e periódicos do setor e acompanhe profissionais reconhecidos no segmento.

Participar de encontros, feiras e eventos também é uma excelente maneira de manter-se atualizado em relação às tendencias e novidades do mercado.

Além do CIOSP, inclua em sua agenda de 2024 os eventos IN 24, com foco em Reabilitação Oral, EXPOLAB, voltado para a área prótese e ORTOSPO, maior congresso de Ortodontia da América.

Agora que você já conhece as principais estratégias para ser ter um ano mais produtivo e crescer o seu negócio odontológico em 2024, chegou a hora de colocá-las em prática.

A boa notícia é que a Dental Speed é sua parceira nessa empreitada, trazendo produtos, equipamentos digitais e demais ferramentas que modernizam o seu negócio e te ajudam a alcançar o sucesso.

Conheça todas as soluções odontológicas disponíveis em nosso portfólio!

Continue acompanhado o blog Eu Amo Odonto e nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na Odontologia.

Referências:

BLOG RCKY. Retrospectiva negócio. Disponível em: https://blog.rcky.com.br/retrospectiva-negocio/

Dental Office –8 Habilidades que todo dentista empreendedor deve ter em 2024. Disponível em: https://www.dentaloffice.com.br/8-habilidades-que-todo-o-dentista-empreendedor-deve-ter-em-2024/

Dental Office. 5 coisas para colocar em prática no consultório. https://www.dentaloffice.com.br/5-coisas-para-colocar-em-pratica-no-consultorio-odontologico/

Sebrae. Como definir metas e objetivos do negócio. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-definir-metas-e-objetivos-do-negocio,a9ec2cc17a875810VgnVCM100000d701210aRCRD

Controle financeiro empresarial. Qual a importância e como gerenciar. Disponível em: https://blog.contaazul.com/controle-financeiro-empresarial-qual-a-importancia-e-como-gerenciar/

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EspecialidadesSaúde e Bem-estar

Saiba como fidelizar pacientes realizando profilaxia dental

Entenda como a profilaxia pode ajudar na fidelização de pacientes do seu...

Paciente homem deitado na cadeira odontológica e dentista homem escaneando com um scanner intraoral a arcada dentária deste paciente.
Odontologia Digital

Saiba mais sobre a odontologia digital e como utilizar o fluxo digital no consultório

A tecnologia está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos, otimizando o...

desvendando-o-fluxo-digital-na-odontologia
Odontologia Digital

Desvendando o Fluxo Digital na Odontologia

Uma exploração detalhada do Scanner Intraoral: tudo o que você precisa saber...

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...