A harmonização orofacial é uma especialidade da Odontologia bastante requisitada pelos pacientes. O objetivo principal desta especialidade é trazer o equilíbrio estético e funcional, além de prevenir e retardar o envelhecimento facial.
Os principais procedimentos são: toxina botulínica, preenchimento facial, microagulhamento, bioestimuladores, lipo enzimática de papada, bichectomia, intradermoterapia e skin booster,
Como é uma especialidade recente, surgem muitas dúvidas sobre como fazer o diagnóstico correto para otimizar os resultados. Uma boa análise facial é fundamental para o sucesso do tratamento. Mas você sabia que a saúde da pele pode influenciar no resultado do seu procedimento?
Cada pele é única e por isso apresenta diferentes aspectos de hidratação e oleosidade. E de fato, ela pode sofrer interferência de fatores externos, como por exemplo a temperatura do ambiente e umidade do ar.
Por onde começar?
Fazer uma anamnese detalhada, analisar a mímica facial , realizar fotografia de todos os perfis do rosto e a utilização de recursos tecnológicos auxiliam no diagnóstico para que você possa definir seu protocolo e assim oferecer o melhor resultado para seu paciente.
Além disso, a hidratação, oleosidade e elasticidade da pele podem influenciar na absorção de fármacos, cosméticos e no processo de cicatrização, interferindo no resultado final da harmonização orofacial.
Por este motivo, procedimentos realizados com preenchimento facial, microagulhamento, bioestimuladores, skin booster e drug delivery podem ter um resultado otimizado se o profissional souber a saúde da pele facial para utilizar o cosmético adequado e ter sucesso no procedimento.
Logo, para saber se a pele apresenta o nível correto de umidade, oleosidade e elasticidade é indicado o uso de um aparelho analisador de pele digital.
Como usar o analisador de pele em harmonização orofacial?
O analisador de pele facial é um aparelho que realiza o diagnóstico através do sistema de bioimpedância elétrica, que consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade (500 a 800µÄ) e de alta frequência (50kHz) que funciona como condutor.
É com a resistência desse condutor à passagem de corrente que é gerado o resultado. Com apenas 5 segundos de contato com a pele o aparelho faz a leitura de todos os índices e apresenta os resultados no visor.
Por ser preciso, rápido e leve é um aparelho fundamental para a indicação correta de cosméticos em protocolos e também para o tratamento home care.
Qual é a indicação de uso?
O equipamento é ideal para profissionais que trabalham com harmonização orofacial. É eficiente, com indicações corretas em protocolos precisos, sendo indicado no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente com índices da pele facial.
É indicado para analisar:
- umidade da pele;
- Oleosidade da pele;
- Elasticidade da pele.
Quais as vantagens de analisar a saúde da pele?
Uma vez que o profissional souber a saúde da pele antes de iniciar o procedimento, ele pode escolher qual cosmético terá um melhor resultado imediato. Além de orientar cuidados após o procedimento e orientar o prazo de retorno para monitoramento dos resultados.
O analisador é um auxiliar no diagnóstico e prognóstico, portanto deverá ser utilizado em conjunto com outros protocolos como anamnese e fotografias. Em relação ao equipamento, uma das suas vantagens é a versatilidade, porque pode ser usado em todos os casos, além da leveza e precisão.
Temos outras vantagens como:
- Diagnóstico rápido e preciso;
- Excelente custo x benefício;
- Possui sistema de armazenamento temporário, sendo possível comparar os dados antes e após a realização do protocolo, provando assim a eficácia do tratamento.
Como funciona o analisador de pele?
O aparelho é colocado em contato com a pele e após 5 segundos, apresenta os percentuais para oleosidade e água da pele. O resultado é interpretado através de cores indicativas em verde, amarelo ou vermelho para indicar o nível de equilíbrio entre água e oleosidade. E, por fim aparece o ícone em formato de rosto positivo (pele macia) ou negativo (pele áspera) para a elasticidade da pele.
Entenda cada cor:
VERDE
- Desequilíbrio leve;
- Não há a urgência de cuidados;
VERMELHO
- Alto desequilíbrio;
- Urgência em tratamentos e cuidados;
AMARELO
- Pele em pleno equilíbrio;
- Sem necessidade de tratamentos urgentes, porém é aconselhável o acompanhamento.
A tecnologia, associada à protocolos e acompanhamento do paciente, pode auxiliar em uma harmonização facial de sucesso e duradoura. Desta forma, associando protocolos, você garante um bom resultado estético e acompanha a necessidade de manutenção do tratamento.
Aqui na Dental Speed vc encontra o Smart Analyzer – analisador de pele e muitos outros equipamentos e produtos para HOF. Quer saber mais sobre harmonização orofacial? Então deixe agora suas dúvidas nos comentários!
1 Comentário