Organização dos materiais da faculdade de Odontologia
A organização na área odontológica é algo indispensável. Trata-se de um hábito que precisa ser desenvolvido já na graduação e permanecer durante a vida profissional do cirurgião-dentista.
Por diversas vezes os estudantes de odontologia são pegos de surpresa pelas enormes listas de materiais de todo o semestre, e então surge a dúvida: como organizar os materiais de forma prática e que facilite a rotina?
Pensando nisso, separamos super dicas que irão te ajudar nesta tarefa. Veja quais são elas!
Uso de caixas organizadoras
Para começar, uma boa alternativa para facilitar a organização é utilizar caixas organizadoras plásticas com tampa. Elas são facilmente encontradas em lojas de utilidades e por um preço bem acessível. Na sequência, é necessário definir a forma de organização dos materiais. Não existe uma regra, o importante é que seja fácil e prático de encontrar o que você precisa para sua prática clínica.
Organização por disciplina
Durante o semestre, várias disciplinas práticas ocorrem simultaneamente. Logo, uma dica que pode facilitar bastante é separar uma caixa para cada disciplina da faculdade. Você pode ter uma caixa apenas para disciplina de dentística, outra só para a disciplina de cirurgia, outra para endodontia e assim sucessivamente.
Disciplinas com pouco material
Temos também algumas disciplinas nas quais são utilizados bem poucos materiais, então não vale a pena comprar uma caixa individual para cada uma delas. Neste caso, você pode juntar todos esses materiais em apenas uma caixa, otimizando o espaço.
Caixa organizadora para materiais diversos
Outra dica é usar uma caixa para organizar os EPIs, materiais de consumo e descartáveis. Geralmente esses materiais são utilizados em várias disciplinas, então é interessante mantê-los separados em local de fácil acesso.
Dica: Você pode separar em mini potes os itens de consumo mais usados como: algodão rolete, sugadores e papel carbono (que você já pode cortar previamente).
Organização de materiais odontológicos pequenos
Para organizar materiais pequenos e que se perdem facilmente como: matrizes, grampos, cápsulas de amálgama e afins, utilize caixas ou frasqueiras organizadoras com divisórias. Você pode usar organizadores de bijuteria, por exemplo, que costumam ter divisórias pequenas.
Outra opção é o uso de saquinhos “Zip Lock”, aqueles que possuem um fechamento na embalagem. Desta forma, você mantém os materiais pequenos guardados, sem risco de perdê-los, além de ter acesso a eles de forma rápida.
Uso de etiquetas para organização
Uma alternativa interessante é etiquetar as caixas plásticas para identificar a qual disciplina pertencem aqueles materiais. Nomeando as caixas organizadoras, você não se perde e consegue diferenciar o conteúdo das caixas de forma rápida sem precisar ficar abrindo todas elas.
O ideal é que você também use etiquetas de identificação em todos os seus materiais no curso de odontologia, informando seus dados pessoais e assim evitando perdas ou trocas na clínica.
Organização de estojos e broqueiros
Para as brocas e pontas diamantadas, é possível fazer o uso de broqueiros, afinal eles são uma excelente alternativa para armazenar esses instrumentos cortantes rotatórios.
Para as limas endodônticas existe a opção de utilizar uma caixa metálica com furos, comumente chamada de “endobox”. Além das limas ficarem organizadas, isso facilitará os atendimentos na clínica e o processo de esterilização.
Para as curetas, uma alternativa interessante é usar estojos esterilizáveis com divisórias. Neles há um espaço destinado para cada cureta, mantendo assim uma organização prática durante os atendimentos e novamente durante o processo de esterilização.
Organização e manutenção do kit acadêmico
O kit acadêmico é um equipamento que vai te acompanhar até depois da graduação, então é importante mantê-lo em excelente estado. Realize a limpeza e lubrificação do kit a cada uso, sempre seguindo as instruções do fabricante e quando for necessário levá-lo para a clínica, mantenha-o na caixa ou bolsa do kit.
Cuidados com o jaleco
O jaleco odontológico também faz parte da lista de materiais da faculdade de odontologia. Esse EPI – Equipamento de proteção individual – promove a proteção durante o atendimento, bem como auxilia na imagem profissional do dentista na clínica. É importante que o estudante cuide do seu jaleco, mantendo-o limpo e íntegro.
Como retirar mancha de revelador do jaleco?
Quem nunca manchou o jaleco com revelador? Isso é bem comum na clínica da faculdade, afinal inúmeros materiais exigem manipulação. Mas aí vai uma dica sobre como remover manchas de revelador de jalecos brancos:
- Cubra a mancha com sal de cozinha;
- despeje água sanitária* diluindo o sal na mancha;
- deixe repousando durante alguns segundos e depois esfregue;
- você pode também esfregar com o auxílio de uma escova, mas tome cuidado para não estragar o tecido;
- por fim, lave o jaleco normalmente.
*A dica só é válida para jalecos brancos, pois água sanitária não deve ser usada em roupas coloridas!
Outra ótima opção para estudantes é adquirir jalecos com repelência a líquidos e óleos. Na Dental Speed existem diversos modelos de jalecos com tecidos tecnológicos, sem necessidade de lavagem recorrente e de fácil limpeza.
Maleta Odontológica, vale a pena?
É muito comum ver os universitários da odontologia com malas e mochilas carregando todos os materiais da prática clínica.
Similar a uma mala de viagem, a maleta odontológica foi desenvolvida para o transporte, organização e proteção dos seus materiais da faculdade. Seu principal diferencial é que ela possui diversos compartimentos que podem ser personalizados conforme a sua necessidade, além de ser leve e fácil de ser transportada.
O curso de odontologia dura 5 anos, logo serão 10 semestres em que você precisará carregar diferentes tipos de materiais. A maleta odontológica é uma ótima opção a longo prazo!
Organização de instrumentais
A rotina de limpeza e desinfecção dos instrumentais já precisa começar na clínica da faculdade, afinal, ela fará parte do dia a dia do consultório odontológico.
Muitas universidades solicitam que o aluno leve os próprios materiais para serem usados na limpeza e desinfecção dos instrumentos, então é importante ter uma caixa separada com as luvas de limpeza, escova, etc, além, é claro, da caixa onde serão armazenados os materiais pré-embalados para esterilização.
Potes plásticos menores e as caixas organizadoras são ideais para essa função, afinal, podem ser limpos e desinfetados com muita facilidade.
Essas foram as dicas de hoje. Esperamos que elas sejam úteis para você tornar sua rotina mais prática e organizada!
Aproveite e conta pra gente como você costuma armazenar os seus materiais. Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe nos comentários!
Obrigada e até a próxima!
1 Comentário