Como oferecer clareamento dental para os seus pacientes

Gestão e Marketing

Chegou a hora de oferecer Clareamento para os seus pacientes

A pandemia de Covid-19 e a necessidade de ficar em casa, devido à quarentena, promoveu uma mudança na rotina e também nas prioridades da população. O olhar para si e o autocuidado se tornaram fatores de muita relevância, de tal que forma que, nos últimos dois anos, a busca por procedimentos estéticos aumentou consideravelmente.  

Nesse sentido, o clareamento dental, que já era um dos procedimentos estéticos mais requisitados da odontologia, ficou ainda mais em evidência. Além disso, segundo uma pesquisa de mercado do ano passado, o mercado de clareamento projeta um crescimento anual de 4% pelos próximos três anos. 

Sendo uma oportunidade para os consultórios odontológicos, que ainda não trabalham com esse procedimento, de agregar ainda mais valor aos seus tratamentos. 

Ao longo do texto vamos falar sobre como você pode oferecer esse procedimento aos seus pacientes, abordando formas de divulgação, cuidados com a publicidade odontológica e dicas de fidelização. 

encontrar opções de fotopolimerizadores ideais para o seu consultório odontológico na dental speed

Como oferecer o clareamento para meu paciente?  

O clareamento odontológico, mesmo sendo destaque na área de estética, ainda é pouco explorado pelos dentistas.  Muitas vezes, isso se dá pelo pouco conhecimento sobre a técnica ou até mesmo devido à sensibilidade dentaria, que se manifesta em grande parte dos pacientes que realizam o procedimento.

Logo, para oferecer um tratamento de qualidade, é fundamental que o cirurgião-dentista tenha um domínio da técnica clareadora e dos efeitos causados por ela.   

Ciente disso, uma ótima forma de oferecer o clareamento no consultório é associá-lo a outros procedimentos. Ortodontistas, por exemplo, podem ofertar o clareamento ao final do tratamento ortodôntico de seus pacientes. Na endodontia, o cirurgião-dentista pode sugerir no plano de tratamento, após o tratamento de canal de um dente mais escurecido. 

Outro exemplo são os procedimentos de harmonização Orofacial. Um paciente que deseja realizar um preenchimento labial, pode, em conjunto, realizar um clareamento, trazendo resultados ainda mais estéticos para o tratamento proposto. 

Seleção Especial Clareadores dental

É muito comum que pacientes queiram adquirir apenas o gel clareador e realizar o procedimento por conta própria. Contudo, é de responsabilidade do cirurgião-dentista orientá-los sobre a importância de um acompanhamento profissional, afinal, o procedimento pode ter efeitos colaterais, como a sensibilidade. 

Além disso, ao vender seringas avulsas, o profissional perde a oportunidade de agregar valor ao procedimento, oferecendo, por exemplo, uma profilaxia prévia, ou então propondo um clareamento misto, que também envolva a técnica de clareamento em consultório. Sem contar todas as orientações e boas práticas que devem ser passadas ao paciente para um procedimento seguro. 

Assim, é preciso ter em mente que, ao oferecer o clareamento odontológico, não se está sendo ofertado apenas um simples procedimento e sim uma experiência completa. Ou seja, no momento que o paciente entende o “valor” do serviço que lhe está sendo proposto e não apenas o preço propriamente dito, é muito mais provável que ele realize o procedimento em seu consultório. 

eBook sobre odontologia lateral para baixar na dental speed

Divulgando o procedimento para seus pacientes 

Seja no site, nas redes sociais, na rádio ou até mesmo com flyers, esse é um bom momento de investir em marketing.  

Divulgação nas redes sociais 

Para dentistas que são ativos nas redes sociais, é interessante fazer posts sobre esse tema, desde mostrar os principais benefícios como também buscar o engajamento das pessoas. Você pode fazer um quiz sobre clareamento nos stories ou um conteúdo sobre mitos e verdades do procedimento. 

Por outro lado, vale lembrar que o tratamento odontológico é, acima de tudo, um cuidado com a saúde do paciente. Portanto, é importante estar ciente das limitações relacionadas à publicidade odontológica.  É essencial que o cirurgião-dentista, antes de realizar qualquer ação que envolva a comunicação de um procedimento, se informe sobre o tema e esteja ciente das regras de divulgação dos seus serviços. 

Nesse sentido, não é permitido divulgar preços dos procedimentos e modalidades de pagamento, realizar promoções e oferecer cupons de desconto. Em contrapartida, fotos de antes e depois são permitidas, porém alguns cuidados devem ser tomados, como a autorização do paciente em ter suas fotos divulgadas, bem como nome completo e registro do profissional que realizou o procedimento. Além disso, apenas perfis de pessoa física podem divulgar o antes e depois, não sendo permitido realizar postagens deste tipo no perfil da sua clínica. 

Para conferir o que é ou não permitido dentro da publicidade odontológica, leia a matéria completa aqui no blog: 

Publicidade odontológica: o que pode e o que não pode? 

Contato por telefone 

Antes de mais nada, para um contato telefônico de sucesso, você precisa estar munido(a) das principais dúvidas que o paciente pode ter a respeito do procedimento. Dessa forma, criar um script de ligação pode facilitar muito essa tarefa. 

Igualmente, além de entrar em contato com possíveis interessados no procedimento, busque em seus registros os dados dos pacientes que já fizeram alguma vez clareamento dental no seu consultório e ofereça novamente.  Afinal, é muito mais fácil atender pacientes que já sabem como funciona esse procedimento e você pode até incluir no discurso, por exemplo, que ele fez o clareamento há três anos atrás e que está na hora de voltar. 

Contato via WhatsApp 

Segundo a pesquisa Global Pre-Paid Index (GPI), atualmente o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, superando até mesmo o Instagram. Logo, os profissionais de odontologia podem considerar essa ferramenta como uma oportunidade de contato rápido e fácil com seus pacientes e/ou futuros pacientes.  

No consultório, é comum que o aplicativo seja utilizado na confirmação e agendamento de consultas. Todavia, tendo em vista que seus pacientes precisam estar cientes dos serviços que sua clínica oferece e quais são os seus diferenciais, o WhatsApp também pode se tornar um canal de contato para envio de conteúdo sobre os procedimentos que você realiza em seu consultório.  

Que tal compartilhar com ele informações relevantes sobre o clareamento odontológico? Você pode criar um FAQ com as principais dúvidas sobre o procedimento ou um material sobre os mitos e verdades do clareamento. Aliás, é possível impactar todos os seus pacientes usando uma lista de transmissão.  

Pós-venda e fidelização  

Tão importante quanto realizar um procedimento com qualidade, é dar um suporte aos seus pacientes após o tratamento.  Um diferencial é fazer um contato após o procedimento para confirmar se tudo ocorreu conforme o planejado e se o cliente ficou satisfeito com o resultado.  

O clareamento dental, por exemplo, trata-se de um procedimento que dura de 1 a 3 anos, dependendo muitos dos hábitos do seu paciente. Sendo assim, existem precauções que o paciente deve ter para uma boa manutenção. No pós-vendas, por exemplo, sua secretária pode ressaltar essas orientações, demostrando o cuidado que sua clínica tem com os pacientes. 

Confira as dicas de fidelização do seu cliente com a Dra. Aline Manfro

Folders informativos no consultório 

Outra forma de mostrar ao paciente o que sua clínica oferece, é disponibilizar folders informativos na recepção do consultório ou na sala de espera. Deixe em um local onde ele possa ter acesso enquanto aguarda a consulta e oriente a sua secretária a entregar aos pacientes que demonstrarem interesse no procedimento durante a consulta. 

Na Dental Speed você encontra vários modelos de folders sobre clareamento, eles trazem desde informações gerais sobre o procedimento e até mais específicas sobre Clareamento Caseiro ou de Consultório.

Aliás, nessa categoria você encontra opções personalizadas, para gravar seus dados e deixar a recomendação pessoal, fortalecendo laços.

Destaques em Impressos odontológicos Dental Speed

Fontes:  https://exame.abril.com.br  | https://www.sorrisologia.com.br/https://tavaresfabio.com.brhttps://www.minhavida.com.br/ https://vogue.globo.com/ Odontologia Prática

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)
Produtos mostrados:
Como oferecer clareamento dental para os seus pacientes

Clareador Power Bleaching

BM4
Como oferecer clareamento dental para os seus pacientes

Clareador Whiteness Perfect

FGM
Como oferecer clareamento dental para os seus pacientes

Kit Clareador Potenza Bianco Pf 16% - 3 Seringas

PHS
Como oferecer clareamento dental para os seus pacientes

Fotopolimerizador Emitter A FIT Bivolt SCHUSTER

SCHUSTER

Artigos relacionados

Education Template