Aromaterapia na odontologia

Muito se tem falado sobre o uso de óleos essenciais, seja dentro de casa ou até mesmo no consultório.

Na odontologia, o uso dos óleos essenciais e, mais precisamente, da Aromaterapia, pode ser uma forma de proporcionar um tratamento odontológico mais tranquilo e um atendimento diferenciado para os seus pacientes.

O que é aromaterapia?

A aromaterapia, trata-se de uma terapia alternativa que utliza óleos essencias como estimulantes por meio do olfato. O aroma dos óleos essenciais atua no sistema nervoso do paciente, agindo diretamente nas emoções, podendo promover sensações como relaxamento, sono, tranquilidade, etc.

Sabe-se que a aromaterapia é estudada há muitos anos e que alguns cheiros ativam parte de nossa memória olfativa, onde nos remetem a situações bem específicas que vivenciamos.

Já imaginou sentir o cheirinho de madeira que tinha na casa de sua avó ou o cheiro dos presente nas festas de Natal com sua família? Então, existem óleos essenciais que podem até mesmo fazer o paciente se lembrar de situações da infância, por exemplo.

Aromaterapia como aliada nos tratamento odontológicos

No consultório, quando usamos a aromaterapia, podemos resgatar algumas sensações positivas, proporcionar um ambiente mais acolhedor para o paciente e reduzir o pico de ansiedade antes e durante um procedimento.

Sabe aquele paciente que entra em pânico só de pensar que vai precisar ir até o consultório? Ou que vai precisar ouvir aquele barulho nada agradável da alta rotação? Pois então, a aromaterapia poderá ajudá-lo.

Seu uso é capaz de proporcionar muitas sensações, sendo também ideal para consultórios odontopediátricos. Afinal, sabemos que não é nada fácil atender os pequenos pacientes!

E-book: Técnicas de Manejo para Odontopediatras.

Por onde começar?

Cada óleo essencial tem funções distintas e diversas, mas todos tem o objetivo de nos proporcionar sensações positivas. Essa técnica pode ser uma grande aliada nos consultórios odontológicos e é muito simples de você começar a utilizá-la.

É preciso investir em um bom difusor e óleos de qualidade e procedência confiável. Uma ótima marca é a doTERRA, por ter um certificado internacional de pureza total dos óleos (CPTG).

No entanto, há outras ótimas marcas no mercado, como Laslo e WNF, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Ao adquirir os seus, é importante sempre conferir o nível de pureza do óleo essencial, evitando assim a compra de produtos falsificados.

Você tem mais dúvidas sobre o uso de óleos essenciais? Já usou no consultório? Conta pra gente nos comentários!

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)

Artigos relacionados

Infecções Fúngicas na Odontologia

Infecções Fúngicas na Odontologia

Artigos mais lidos
Confira as principais infecções fúngicas que acometem a cavidade bucal – Candidíase (sapinho), Paracoccidioidomicose e Histoplasmose – e a importância do cirurgião-dentista para o diagnóstico precoce, tratamento e encaminhamento médico.

Education Template