Atualmente a procura pela estética e boa aparência do sorriso proporciona ao mercado desenvolvimento de novas técnicas e novos materiais para suprir as necessidades dos pacientes, ou seja, o cirurgião-dentista pode através de tecnologia digital e materiais adesivos auxiliar de forma menos invasiva a melhorar a forma e beleza do sorriso, a partir da análise da linha do sorriso, contorno labial, linha média, da exposição gengival ao sorrir, da dominância e claridade aparente dos dentes anteriores.

Nesse presente caso, paciente do sexo masculino compareceu ao consultório com queixa de diastemas múltiplos pós finalização ortodôntica devido a anomalia esquelética classe III. Diastemas são espaços ou ausência de contato interproximal entre dois ou mais dentes, estão relacionados geralmente a fatores genéticos, anomalias dentárias de forma e tamanho, hábitos parafuncionais e etc. O presente caso relata anomalia relacionada a fatores genéticos.

O tratamento planejado consiste em facetamento com resina na técnica direta. Uma excelente resina deve possui características como: Baixa rugosidade; alta densidade de partículas e baixa contração; fácil manipulação; adaptação marginal; alta resistência flexural, cor e brilho favorável. Visando buscar todos requisitos necessários, a resina de escolha foi AURA eASY(SDI) anohíbrida. Pois com um conceito simples e eficaz de confecção de restauração, possuindo quatro tipo de cores, sendo confeccionada utilizando apenas uma cor para corpo e recobrimento, eliminando assim a preocupação com policromatismo, opacidade, translucidez da restauração, além de proporcionar naturalidade ao resultado final, permitindo uma escultura mais delicada e definida do elemento dentário.

Fotos iniciais do tratamento.

Aspecto inicial do sorriso, observa-se presença de aparelho ortodôntico na arcada inferior.

Observa-se diastemas múltiplos nos elementos 11, 12, 13, 21, 22 e 23, caninos palatinizados, elemento 11 distalizado, elemento 12 distalizado e vestibularizado, múltiplas fraturas em bordo incisal, desvio da linha média para direita, presença de ranhuras na vestibular dos elementos, devido ao uso de brackets, por esta razão optou-se pelo acetamento direto.

Teste de cor e opacidade do material restaurador.

Modelo de gesso e duplicação para enceramento diagnóstico e confecção do guia em silicone de adição.

Prova do plano-guia em boca.

PASSO A PASSO

Confecção do facetamento direto nos elementos 11, 12, 13, 21, 22 e 23 com utilização da resina AURA eASY, cor EA1. Inicialmente foi realizado isolamento absoluto de primeiro pré-molar ao primeiro pré-molar. Condicionamento ácido fosfórico 37% super Etch SDI por 20 segundos, lavagem abundante com água no dobro de tempo do condicionamento, aplicação do Sistema Adesivo Stae da SDI por 20 segundos com o auxilio do Microaplicador Point da SDI, secagem prévia, posteriomente fotopolimerizado, confeccção do facetamento pelas conchas palatinas, cristas proximais e por último recobrimento. Realização da remoção do excesso com ponta 3195F KG, confeccção da escultura, ajuste oclusal, acabamento e polimento das facetas com ponta em chama Enhance da Dentsply, Feltro Diamond com pasta Diamond Excel e Disco Impregnado Diamond Flex.

PASSO A PASSO

Aspecto antes e depois do caso com acabamento e polimento com uso de Aura Easy.

Observa-se nitidamente o resultado extremamente favorável da microescultura, sem sobrecontorno cervical, sendo preservado a estrutura periodontal de forma sadia.

CONCLUSÃO

A reabilitação estética e funcional deste caso clínico foi totalmente satisfatória ao cirurgiao-dentista e ao paciente, além de proporcionar uma melhoria na fonética do paciente, juntamente com a melhoria da qualidade de vida e auto-estima do mesmo. Portanto, o facetamento direto com resina composta gerou alta qualidade ao tratamento,  com resultados positivos tanto em aspecto sociais, psicológicos, funcionais e estéticos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Callegari A. , Dias I.A.S. Especialidade em foco – Beleza do Sorriso. 1.ed. São Paulo: Ed. Napoleão, 2013.
2. Abraham R, Kamath G. Midline diastema and its aetiology: A review. Dent Update, 2014 Jun, 41(5):457-60, 462-4
3. Sundfeld R.H., Machado L. S., Santos E.A., et al. Conservative reconstruction of the smile by orthodontic, bleaching, and restorative procedures. Eur J Dent. 2012 Jan; 6(1): 105–109.

Produtos mostrados:
Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica

Adesivo Stae SDI

Adesivo Stae SDI

Kit Resina Aura Easy SDI

Kit Resina Aura Easy SDI

Resina Aura Easy AE1 SDI

Resina Aura Easy AE1 SDI

Ponta para Acabamento Enhance Dentsply

Ponta para Acabamento Enhance Dentsply

Artigos Relacionados

Por que investir em experiências impactantes para o paciente?

Por que investir em experiências impactantes para o paciente?

Conteúdo Especial
Além de ser dentista, você também é um consumidor em potencial e é constantemente escolhido para fazer parte de estratégias no marketing de relacionamento de alguma empresa que fornece um serviço que você precisa. A pergunta é: se você é procurado para viver essas experiências por que ainda não faz o mesmo com seus pacientes?
Mini-Implantes no palato. O que você precisa saber?

Mini-Implantes no palato. O que você precisa saber?

Conteúdo Especial
A região do palato é um dos locais mais favoráveis para a instalação de mini-implantes. Fatores como fácil acessibilidade, cobertura total de gengiva queratinizada e boa qualidade óssea em sítios específicos contribuem para a redução do risco de inflamação e aumento da estabilidade primária